9 de junho de 2010

Balanço de final de ano

Agora que o ano chegou ao fim, é tempo de balanço. Durante o ano, foram muitas as actividades realizadas, as leituras efectuadas, os filmes comentados e, evidentemente, o progresso conseguido através da aprendizagem e do empenho. Ficámos com uma visão alargada e diferente da Literatura Portuguesa desde a época medieval até ao Pré-Romantismo. Estamos motivados para continuar a nossa viagem até ao séc. XXI, ou seja, "folheando os séculos".
Vamos de férias, mas o blogue não. Prometemos continuar a deixar aqui as nossas impressões das leituras que vamos realizar durante os meses de Verão.
Até à próxima!

A Morte de João Aguiar.


João Aguiar nasceu em Moçambique, a 28 de Outubro de 1943, foi um jornalista e escritor português. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas. Regressou a Portugal em 1976 e trabalhou para a RTP e para diversos diários semanais. O escritor João Aguiar, de 66 anos, morreu na passada quinta-feira (03-06-2010) em Lisboa, vítima de cancro. A doença que veio a provocar-lhe a morte impediu-o de concluir o livro que preparava sobre a revolução de 1383.

Visita de Estudo

No âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, a turma 10ºG, em conjunto com o 11ºA e o 11ºB, realizou uma visita de estudo até ao Douro vinhateiro.
Depois de duas horas de viagem chegámos ao nosso primeiro destino: a casa de Eça de Queirós, em Tormes. Aí, foram contadas, pela guia, várias histórias relacionadas com o estilo de vida do escritor. Vimos alguns objectos pessoais do mesmo e da sua família.
Mais tarde, dirigimo-nos à Régua para almoçar e comprar os famosos rebuçados da Régua, mas o nosso principal objectivo era a visita ao Museu do Douro, onde observámos pinturas de Joaquim Lopes relacionadas com o rio Douro e as produções vinícolas da região. De seguida, vimos uma exposição sobre as várias etapas da produção do vinho e os instrumentos utilizados para tal.
Para finalizar esta viagem rumámos a S. Leonardo da Galafúra, uma das paisagens mais belas de Portugal, que é também património mundial. Esta paisagem foi motivo de inspiração para Torga, que escreveu um poema, que se encontra na parede da capelinha.
Esta visita de estudo foi muito enriquecedora e uma experiência agradável e divertida.