19 de novembro de 2010

Mário Vargas Llosa


O prémio Nobel da Literatura foi este ano atríbuido ao escritor peruano Mário Vargas Llosa, o que revela, mais uma vez, a pujança da literatura sul-americana.

Vargas Llosa não é apenas um escritor, é alguém que sempre se empenhou na vida do seu país, chegando mesmo a ser candidato à Presidência da República.

Principais obras:
  • Conversa na Catedral (1969)
  • A Tia Júlia e o Escrevedor (1977)
  • A Festa do Chibo (2000)
  • O Paraíso na Outra Esquina (2003)
  • Travessuras da Menina Má (2006)

Saramago.



Fátima Matos com Saramago


Desde o início do ano lectivo que o Centro de Recursos da ESAS tem vindo a homenagear Saramago através de uma série de actividades a que deu nome "O ano da morte de Saramago", inspirado no título do romance "O ano da morte de Ricardo Reis".

O centro das comemorações é a exposição patente no Centro de Recursos, que tem sido visitada por inúmeros alunos, professores, funcionários e até elementos que não pertencem à escola.


Integrada neste conjunto de actividades, realizou-se no passado dia 16 de Novembro, data do aniversário de Saramago, uma palestra/tertúlia dinamizada pela Dra Fátima Matos, antiga leitora de Português em Paris e em Siena, e que conviveu de perto com Saramago.


Num tom coloquial e descontraído, a Dra Fátima Matos, também Presidente da Associação Ar Evento, partilhou algumas das suas experiências com o Nobel da Literatura português, leu alguns excertos de cartas trocadas entre os dois, dando-nos uma visão diferente de Saramago.


No final, vários alunos leram excertos de algumas obras saramaguianas, aguçando a curiosidade daqueles que ainda não conhecem os livros deste incontornável autor português.